Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Termos de uso:

Muitas matérias e fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato conosco que eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigado!

Dicas sobre fraudes na internet

Scam: golpe ou ação enganosa que normalmente objetiva vantagens financeiras. Para identificá-lo quando fizer compras on line, desconfie de preços muito abaixo dos praticados em mercado e faça uma pesquisa em vários sites, e se puder pergunte ao vendedor do site porque estão praticando preços tão baixos.

Antecipação de pagamento (advance free fraud): normalmente é solicitado que você atue como intermediário de uma transferência internacional de fundos e, como recompensa, você deve ficar com uma porcentagem (normalmente alta), sobre o valor mencionado na mensagem. O golpe se dá quando é solicitado que você deposite uma quantia, normalmente bem elevada, para arcar com os custos da transferência de fundos.

É chamado de Nigerian 4-1-9 scam, que se refere ao artigo do código penal nigeriano, embora haja casos oriundos de diversos paises como África do Sul. No Brasil, ferem o art 171 co CP.

São identificadas por tratarem de quantias astronômicas identificadas por palavras como “urgent” ou “confidential” em letras maiúsculas.

Phishing: usada no sentido de isca (fishing), e-mails utilizados para induzir o usuário a entrar em páginas fraudulentas e pescar dados financeiros ou senhas. Pode induzir o usuário a instalar códigos maliciosos ou apresentam formulários para preenchimento de dados pessoais e financeiros dos usuários.

Páginas falsificadas: são utilizadas técnicas de ofuscamento da página real, identificáveis se, antes de acessar o usuário passar o cursor do mouse sobre o link e observar o real endereço na barra de status do navegador.

Observe se o endereço digitado permanece inalterado no momento em que o conteúdo do site e apresentado no seu browser.

Verifique se o certificado exibido foi emitido para a instituição que deseja acessar, se consta o endereço, o nome e o prazo de validade do respectivo certificado.

Se desconfiar ter sido lesado, entre em contato com a instituição envolvida, informe-se sobre a ocorrência e siga as instruções passadas por eles.

Procure uma delegacia de policia e registre um boletim de ocorrência se tiver sido vítima de fraude na Internet.

2 comentários:

Unknown disse...

As 10 principais etapas da Segurança Cibernética: https://www.internationalit.com/post/as-10-principais-etapas-da-seguran%C3%A7a-cibern%C3%A9tica

Unknown disse...

As 10 principais etapas da Segurança Cibernética

Postar um comentário