Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Termos de uso:

Muitas matérias e fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato conosco que eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigado!

Saiba como montar um rede Ad Hoc

Esse tópico visa passar informações sobre um tipo de rede muito interessante. Redes wireless sem acess point. Com duas placas de rede wireless tu pode montar uma rede ad hoc entre esses computadores (por exemplo).

1. Introdução
Recentemente, vem sendo observado um grande crescimento nas áreas de comunicação celular, redes locais sem-fio e serviços via satélite. Este crescimento permitirá, em um futuro bem próximo, que informações e recursos possam ser acessados a qualquer instante e em qualquer lugar.

Devido ao atual crescimento do segmento de computadores pessoais portáteis, estima-se que em poucos anos será bastante comum as pessoas possuírem algum tipo de dispositivo portátil com capacidade de se comunicar com a parte fixa da rede e até com outros computadores móveis.

Este tipo de ambiente onde os usuários móveis podem realizar comunicações sem-fio para acessar recursos distribuídos faz parte da linha de pesquisa de Redes Móveis sem-fio. Basicamente, existem dois tipos de Redes Móveis sem-fio: as redes ad hoc e as redes infra-estruturadas.
2. Redes Móveis Sem-fio
2.1 Redes Infra-estruturadas
Nas redes infra-estruturadas toda comunicação entre os nós móveis é feita através de estações de suporte à mobilidade. Neste caso, os nós móveis, mesmo próximos uns dos outros, estão impossibilitados de realizar qualquer tipo de comunicação direta. A figura 1 ilustra o modelo de comunicação em redes infra-estruturadas. As estações de suporte à mobilidade podem estar conectadas a gateways que permitem haver comunicação entre aos nós móveis e a parte fixa da rede.


2.2 Redes Ad Hoc
Em uma rede ad hoc, todos os nós móveis são capazes de se comunicar diretamente entre si. Neste caso, como apresentado na figura 2, não existem pontos de acesso, ou seja, não existem estações de suporte à mobilidade.



Figura 2. Modelo de comunicação em redes móveis ad hoc.

Os nós de uma rede ad hoc podem se mover arbitrariamente. Deste modo, a topologia da rede muda freqüentemente e de forma imprevisível. Associado a isto, limitações de banda passante e de energia das baterias dos nós tornam o roteamento, principalmente o multiponto, em redes ad hoc um desafio. A conectividade entre os nós móveis muda constantemente, requerendo uma permanente adaptação e reconfiguração de rotas.
3. Aplicações
A utilização de uma rede ad hoc está associada a cenários onde existam uma necessidade de se instalar rapidamente uma rede. Normalmente, são cenários onde não há uma infra-estrutura de rede previamente instalada. Algumas das aplicações imaginadas são citadas a seguir:

a) coordenação de equipes de resgate em situações de desastre como terremotos, furacões e inundações;

B) troca de informações táticas em campos de batalha;

c) compartilhamento de informações em reuniões e aulas.
4. Vantagens x Desvantagens
Várias vantagens e desvantagens podem ser citadas ao se comparar as redes ad hoc com as redes infra-estruturadas e com as redes fixas.
Vantagens
a) rápida instalação, uma vez que as redes ad hoc podem ser estabelecidas dinamicamente em locais onde não haja previamente uma infra-estutura de rede instalada;

B) tolerância a falhas: a permanente adaptação e reconfiguração das rotas em redes ad hoc permitem que perdas de conectividade entre os nós possam ser facilmente resolvidas desde que uma nova rota possa ser estabelecida;

c) conectividade: dois nós móveis podem se comunicar diretamente desde de que cada nó esteja dentro da área de alcance do outro. Em redes infra-estruturadas ou em redes fixas, mesmo que dois nós estejam próximos, é necessário que a comunicação passe pela estação de suporte à mobilidade (no caso de redes infra-estruturadas) ou, no caso de redes fixas, haver uma ligação por meio de cabo entre os dois nós;

d) mobilidade: esta é uma vantagem primordial com relação às redes fixas.
Desvantagens
a) roteamento: a mobilidade dos nós e uma topologia de rede dinâmica contribuem diretamente para tornar a construção de algoritmos de roteamento um dos principais desafios em redes ad hoc;

B) localização: outra questão importante em redes as hoc é a localização de um nó, pois além do endereço da máquina não ter relação com a posição atual do nó, também não existem informações geográficas que auxiliem na determinação do posicionamento do nó;

c) taxa de erros: a taxa de erros associada a enlaces sem-fio é mais elevada;

d) banda passante: enquanto em meios cabeados a banda passante já chega em 1 Gbps, os enlaces sem-fio suportam tipicamente taxas de até 2 Mbps.

0 comentários:

Postar um comentário